Linhas de Pesquisa

  • Discursos literários e imagéticos da Antiguidade

As investigações acerca dos discursos literários e imagéticos da Antiguidade visam construir um aparato teórico para a avaliação das diversas obras escritas e/ou artísticas no campo do simbólico e das construções culturais de uma sociedade no mundo antigo. Prevê a possibilidade de pesquisas dentro da multiplicidade das produções literárias e concepções de imagens, bem como a particularidade de seus contextos históricos para fundamentar seus sentidos e significados sociais.

  • Produção, circulação e visibilidade da cultura material na Antiguidade

Os estudos sobre a cultura material visam refletir sobre os objetos e as coleções referentes a Antiguidade, que são expressões culturais de uma época. Tais vestígios instigam os nossos interesses, assim elaborando novas interpretações e, enfrentando a nossa própria capacidade de lembrar, silenciar e esquecer sobre práticas e formas de viver no passado. A partir desses estudos, almejamos contextualizar a produção material, a sua visibilidade e compreender a sua circulação em diversos contextos.

  • Recursos Tecnológicos e Pedagógicos para o Ensino de Antiguidade

Busca-se produzir materiais ligados a novas tecnologias (digitalização, informática, virtualização, entre outras), bem como o Ensino de História e a Educação Patrimonial, nessa linha de pesquisa. Assim, almejamos propor um trabalho coletivo para a edificação de uma Educação Histórica.

  • Ressignificações da Antiguidade

O estudo das ressignificações da Antiguidade procura avaliar as variadas formas sob as quais um determinado recorte sociocultural, político e econômico da História Antiga ganha olhares renovados em suas diversas revisitações ao longo de diferentes temporalidades. Nesse ínterim, são determinantes as questões concernentes à perspectivas de regimes de apropriações, usos do passado e teoria da recepção para a análise dos objetos e fontes documentais de outros períodos históricos que se orientam.

 

©️ 2020 Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Todos os direitos reservados ao ATRIVM/UFMS. Av. Costa e Silva, s/nº – Bairro Universitário CEP: 79070-900 – Campo Grande – MS.